<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, janeiro 07, 2004



Margarida

Não discuto com uma bonina do campo se aqulio que eu escreví é um soneto ou não. Para mim é, e pronto. E não é só por ter 14 versos divididos em três quadras e um dístico como no soneto inglês ou sepenceriano - de Edmund Spencer -, e que podia ter sido um soneto latino ou siciliano ou de Petrarca. É soneto, ponto final.
Agora, se a flor não gosta do aroma que o poema deita, já é outra coisa. Não é obrigatório que os versos transpirem mel e nuvens, porque as pústulas, o pus das feridas corre em abundância desde o Big-Bang.
O F.A.P. sempre me mereceu o maior respeito e - porque só se lembram dele quando faz anos ou quando sai um novo livro, depois de morto, é certo -, a forma que encontrei para o homenagear foi aquela. Só quem desconhece na totalidade a obra do Assis Pacheco é que pode confundir a pele com a substância.

Sou um aracnídeio, sim senhor. Uma aranha verdadeira e venenosa. E como todas as aranhas, não me escondo nas tocas dos «nick-names», nas esquinas dos pseudónimos. Estou bem à vista, com fotografia e tudo para todos conhecerem quem é o autor do veneno: José Félix, aracnídeio de cepa, sócio da A.P.E. com o nº 1120, pendurado na esquina da casa, sempre à espreita que uma pétala de Bonina do Campo toque num dos meus fios.

Eu gosto de Camões. Gosto dos sonetos de Camões. Mas garanto-lhe, o Camões até nem é o maior sonetista em língua portuguesa. Há, em minha opinião de aranha, um Sá de Miranda, bem melhor do que ele e, já agora, aconselho-a a ler "As Flores do Lima" de Diogo Bernardes. Há uma reprodução fac similada de uma edição de 1597. Leia-a e veja se não há lá melhor do que o Camões.

Estou de muito bem com a vida e, por isso, destilo o veneno que me apraz. Há quem se enrede na própria teia; eu não conheço aranha que se diga, que se enrole nos próprios fios.

Quanto ao mais, vá bebendo do meu veneno. Pode ser ser que a alimente também e lhe aguce a visão crítica.

Recolho-me à Teia. Tmbém gostei de lhe dar umas picadelas.



| |

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AddMe.com, Search Engine Optimization and Submission Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com






br>


referer referrer referers referrers http_referer