<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, junho 10, 2004



A hipocrisia política

Já sabía que os mortos são todos homens bons.
O que não sabia é que se pudesse fazer gala disso em período de reflexão eleitoral como soe dizer-se neste portugalzinho embandeirado a pedido de Filipão, diga-se, Felipe Scolari.
Morreu Sousa Franco, o homem que disse para quem quis ouvir, e escreveu para quem quis ler que o governo de António Guterres foi o pior desde o reinado de D.Maria I. Isto é uma frase e uma constatação que deveria ter sido tomada em conta por muito boa gente. Nada feito! A memória do povo é sempre curta e aqueles que o invectivaram são aqueles que agora lhe tecem as maiores loas e requiem.

Não estou contra o Senhor - assim mesmo, com maiúsculas - Scolari por ter intuído nas mentes capciosas de algum povo português o nacionalismo e o gosto de ser português.
O que me espanta, e se calhar até não, é que é preciso o futebol, o relvado de Louçã para que o nacionalismo e o gosto de ser português, - aqui num sentido muito relativo porque quando acabar o Euro 2004, ou se a equipa de Portugal, composta por 23 jogadores perder o/s primeiro/s jogo/s, recolha com as bandeiras ao sótão da inveja, das raivinhas, da falta de auto-estima e da pequenez - venha ao de cimo.

Isto sim, é nacionalismo bacoco, pois não é assente em bases sólidas como a formação dos jovens no gosto pelo seu país, pela sua cultura, pelo seu hino nacional (99% dos jovens não conhece o hino nacional) e por tudo aquilo que é português. É um modismo que tem os dias contados. A ver vamos.

Ah! Este veneno que me assalta de vez em quando!...

no canto dos lábios

nas ventas a palavra
rasga a face
no canto dos lábios de água

o tiro é um abraço
no silêncio
da noite amordaçada

e a vida corre na polpa dos dedos
como um pêssego rosa
entre dentes

na mortalha de um grito de intenção

josé félix


| |

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AddMe.com, Search Engine Optimization and Submission Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com






br>


referer referrer referers referrers http_referer