<$BlogRSDUrl$>

sábado, outubro 23, 2004

O meu veneno

A cronologia, os factos políticos e os outros

"Porque resolveu tomar «essa» atitude ontem e não hoje?" Esta questão foi levantada no noticiário da Rádio Televisão Portuguesa acerca de uma atitude que a Refer tomou sob re o túnel do Rossio. É de espantar!!! Mesmo que o jornalista apresentador faça de advogado do diabo é uma questão mal colocada.
Suponhamos que havia um problema e o túnel ruisse e houvesse passageiros presos na derrocada. A pergunta do jornalista apresentador, acerca da atitude tomada pela Refer seria: porque tomou esta atitude hoje e não ontem?
Estão a entender a incongruência da primeira questão?
Como vivemos num país de burros, como diria o poeta Jorge de Sena, esta questão talvez só seja notada por uma minoria à qual, evidentemente, eu pertenço: sou burro, talvez, como a maioria dos leitores desta Teia, mas sem as orelhas do dito.

O Governo é o «fazedor» dos maiores factos políticos. Não é que daí advenha grande mal. A democracia, sendo a pior forma de governo até se arranjar outra melhor, produz factos políticos todos os dias. Para se ganhar eleições é preciso criar factos políticos, dizer mentiras como se fossem meias-verdades, e por aí adiante.

A classe média (palavra que tenho horror em falar de classe média como em qualquer outra classe) é a mais vulnerácvel das sociedades: a mais permissiva, a mais elástica, porque hoje vota Esquerda, amanhã vota Direita, depois de amanhã vota no Centro; é das classes mais interesseiras, porque vota sómente pelos seus próprios interesses, individualmente. A classe média não é um colectivo como se pretende fazer crer. É um conjunto imenso de indivíduos, que não largam, nunca, o seu individualismo, os seus particularismos.
Os leitores que são da «lasse média» percebem muito bem o que pretendo dizer.




| |

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AddMe.com, Search Engine Optimization and Submission Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com






br>


referer referrer referers referrers http_referer