<$BlogRSDUrl$>

domingo, outubro 31, 2004

O meu veneno

O topo e a base da pirâmide - Sistema educativo

Confesso que é sempre difícil falar, dizer, sobre a educação e, por conseguinte, de sistemas educativos.
Os professores e os alunos são as duas faces do sistema educativo. Sobre os alunos, ainda não me vou pronunciar hoje; há considerações técnicas a avaliar para tecer um comentário apropriado.
Contudo, sobre os professores, tenho dois em casa, já posso pronunciar-me com conhecimento de causa por viver de perto com os problemas que os afectam.

A Escola Afonso Domigues, em Lisboa, tem, de entre alguns projectos inerentes à Escola, um Projecto Educativo e Aulas de Acompanhamento. Sucede que alguns professores colocados naquela escola, este ano, não foram recebidos pelo Conselho Directivo da Escola, não foram apresentados aos colegas de trabalho, os docentes, e nem os guiaram para uma visita às instalações da escola.

Prenuncia, esta atitude, um laxismo funcionário e administrativo.

Há professores que pedem apoio sobre O tal Projecto Educativo na escola e sobre as Aulas de Acompanhamento, não havendo ninguém com capacidade para ser interlocutor e fornecer as explicações necessárias para que o recém-chegado se aproprie, o mais rapidamente possível, do conhecimento válido para o ensino que lhes foi acometido.

Aquela escola é um exemplo de muitas outras deste país.

José Félix




| |

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AddMe.com, Search Engine Optimization and Submission Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com






br>


referer referrer referers referrers http_referer