<$BlogRSDUrl$>

domingo, novembro 07, 2004

O meu veneno

Sensibilidade e bom-senso.

As eleições americanas, ainda as eleições americanas, foram uma lição de individualismo dos E.U.A., não se preocupando com as noções e desejos dos paises europeus e complexados que, ansiando tanto a vitória do opositor da Casa Branca, os fez cegos.
Vejamos:
- Os mass maedia europeus colocavam sempre John Kerry ligeiramente à frente, em perspectiva, de George Bush. Desde Portugal ao Cáucaso que a «norma» era subliminar nos europeus que a administração americana ia, definitivamente, mudar. Bem podiam as sondagens americanas dizer que havia um empate técnico, com ligeira vantagem para Bush. Os europeus é que sabiam o que se passava nos Estado Unidos da América.
Dor de cotovelo e incapacidade dos europeus resolverem os seus próprios problemas, fazem com que a cegueira lhes turve o discernimento.
Bush ganhou com a maior maioria de sempre da história americana e os europeus desculpam-se pela falha de análise, como aconteceu esta semana com o Dr. Mário Soares.

A Europa, velha e carcomida pela burocracia, e sistemas de desenvolvimento inadequados, não consegue tirar os espinhos que se foram cravando ao longo da história. Há problemas no Médio Oriente? Os Estados Unidos estão presentes. Há problemas na Ásia? Os Estados Unidos estão presentes. Há problemas nos Balcãs, coração da Europa? Os Estados Unidos estão presentes.

Até mesmo no Iraque, pese embora a crítica da decisão de «atacar« aquele país, os europeus que não concordaram de início com a atitude bélica americana, os países europeus - França, Alemanha, por exemplo -, já esfregam as mãos, hipocritamente, a pensarem na fatia do bolo que lhes cabe.

Desde a 1ª Grande Guerra que os europeus têm problemas por resolver; os americanos, além da tecnologia, ainda dão o sangue por eles.


É claro que as atitudes dos americanos para com os europeus não os derrime dos seus pecados.




| |

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AddMe.com, Search Engine Optimization and Submission Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com






br>


referer referrer referers referrers http_referer