<$BlogRSDUrl$>

domingo, maio 29, 2005


O meu veneno

Vou viajando pela blogosfera e entretenho-me com a leitura de alguma prosa, muita poesia, acompanhada de imagens ou não, e textos mais ou menos confessionais, utilizando uns a técnica de mensagens SMS, outros escrevinhando pedaços amorfos de texto sobre tudo e nada, limitando-se a debitar palavras sem sentido, vómitos a prenunciar doença bipolar, cujos autores necessitam da urgência de tratamento clínico.

É claro que não sou contra. Como obedeço ao direito de falar sobre aquilo que os outros escrevem, também não me oponho à crítica saudável dos meus textos.

No princípio os blogues são os diários digitais de adolescências adormecidas acobertadas pelos «nicks», pseudónimos, e outras máscaras dissuasoras daquilo que é a marca de identidade, civil, de um ser humano: o nome.

Ora, após dois anos de intensa actividade dos blogues, e idos que são os primeiros caminhos na Rede, confesso que nada mudou, por um lado, no objecto virtual, que denominamos blogue, acrescentando, por outro lado, mais máscaras à actividade da blogosfera.
Não só continua a haver autores de blogues que não «dão a cara», como os utilizadores/ navegadores/leitores, na sua grande maioria, utilizam a máscara dos «nicks», dos pseudónimos e abreviaturas para se escusarem a ter um comportamento mais correcto perante o outro.

É verdade, também, que a maior parte dos blogues de qualidade estão devidamente identificados. O que se espera, o que eu espero dos meus leitores, é que cada um se identifique, devidamente, para não criar qualquer tipo de contradição e o blogue não se torne res nullius(1), porque, assim, com tantas máscaras, não pertencerá a ninguém.

curva a tarde

curva a tarde
no colo libertino.
o corpo dos afectos eterniza
a luminosidade de um olhar
que se esconde na sombra das palavras,
em descanso, nos lábios de silêncio.

na ruga de um sorriso
comparece
um gesto feminino à procura
das mãos de uma criança descoberta.

há no desprendimento concebido
um sol de lírios no jardim de oferta.

José Félix
(1) coisa nenhuma


| |

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AddMe.com, Search Engine Optimization and Submission Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com






br>


referer referrer referers referrers http_referer