<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, outubro 17, 2005

O meu veneno

O terrorismo psicológico

Desde há quatro anos que se fala acerca da gripe das aves. Desde então a esta parte, o tom ameaçador em relação aos cidadãos tem aumentado, e nos últimos dias, devido ao alarme criado pela sede noticiosa, chegou à fase do puro terrorismo psicológico.
Primeiro, as autoridades que devem ter as estruturas suficientes para debelar ou minorar os efeitos da gripe das aves, ameaçam com a morte proporcional de cerca de doze mil pessoas devido à possibilidade de o virus da gripe se transmitir ao homem e deste para outros seres humanos; segundo, ficam em estado de crise porque os cidadãos esgotaram as vacinas anti-gripe nas farmácias.
Tocam o alarme e depois pedem calma às pessoas. Devia ter sido feito precisamente o contrário: acalmar os cidadãos, e depois, se houver algo de preocupante, tocar o alrme para as pessoas se vacinarem.
Não é utilizando o terrorismo psicológico que se debela um problema em vias de se globalizar devido à migração natural das aves em estado selvagem. Controlar as migrações de aves vomo se faz na Noruega e noutros paises do norte da Europa é muito mais eficaz do que tocar a rebate com o número de mortes possível se o virus da gripe das aves chegar a este quintal que mais necessita de desinfecção do que uma vacina.

para uma chuva oblíqua(1)

por um dia pensei ter o dom da ubiquidade.
o meu olhar relatava o beijo dos amantes
enquanto eu brincava com duas flores
numa tarde oblíqua projectada, por defeito,
na sombra do casario azul e branco.

as crianças e os gatos brincam nas árvores
como deuses iguais, e hoje, assim, antes e agora,
a água inclina-se sobre o rosto numa duplicidade
familiar até que a fonte seca
mostre a sede insubstituível dos lábios.

josé félix

(1) o poema faz parte de um outro poema baseado no "Chuva Oblíqua" de Fernando Pessoa, com a participação de vários poetas no bar Café com Letras, em Entrecampos, num estudo de Escrita Criativa.

| |

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AddMe.com, Search Engine Optimization and Submission Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com






br>


referer referrer referers referrers http_referer