<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, outubro 25, 2005

O meu veneno

Prostituição - A propósito da proposta de lei de Jorge Lacão

O Sr. Jorge Lacão ainda não se decidiu acerca da forma de legalização da prostituição: se é o modelo sueco, holandês ou alemão. Basta encarar a prostituição como aquilo que sempre foi para a solução ser simples e adequada à sociedade actual.
A prostituição só é vista da forma degradante a partir da Idade Média, com o advento do Cristianismo, tendo sido regulamentada devido aos casamentos arranjados entre a nobreza.
Na Antiguidade, no Antigo Egipto, na Mesopotâmia e na Grécia, as prostitutas eram consideradas sacerdotizas, portanto, sagradas, e recebiam presentes e honrarias em troca dos favores sexuais. Na Grécia eram apelidadas de heteras; eram pessoas cultas, refinadas que se reuniam com os intelectuais. Com a Reforma e a epidemia de doenças sexualmente transmissíveis a Igreja Católica enfrenta implacavelmente a prostituição. A Revolução Industrial e a introdução da mulher no mercado de trabalho, mal paga, faz aumentar a prostituição, uma vez que é aí que a mulher trabalhando em condições desumanas vai conseguir sustento suplementar.
No séc.XX a ONU introduziu recomendações específicas para o controlo da prostituição, reforçadas com o aparecimento de HIV-Sida, tendo a prostituição recebido um rude golpe.
Se se retirar a carga pejorativa que a palavra prostituta tem, a mulher que expõe (prostituir, quer dizer, tão só, colocar-se diante de) o seu corpo para ser servido a outrém é uma igual a tantas outras mulheres que têm outras actividades profissionais.
Além disso, elas são mães de muitos dos políticos que governam este país; são mães de muitos empresários; são mães de padres.
Sob a capa da prostituição passam-se outras coisas bem mais importantes, como se passavam nos finais do Séc. XV, ínício do séc. XVI, ao tempo do Papa Alexandre VI, Rodrigo Borgia, a famosa famíla Borgia. Papas com filhos, concubinas, incestos.
Tal e qual como hoje.

| |

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AddMe.com, Search Engine Optimization and Submission Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com






br>


referer referrer referers referrers http_referer