<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

O meu veneno

Definitivamente, até que a palavra não sofra uma involução semântica, todos os dicionários de língua portuguesa dizem:

casal - macho e fêmea; marido e mulher.

Há, naturalmente, um problema para resolver. O que se deve chamar a dois homens que se amam e vivem juntos? O que se deve chamar a duas mulheres que se amam e vivem juntas?
Chamar casal a uns e / ou a outros é um pretenciosismo que raia a má criação linguística. Invente-se uma outra palavra. Aquela, não!

haibun

regresso a casa. o musgo das paredes ainda tem as mãos que à sombra da árvore colocaram pedra sobre pedra enquanto da ramada caíam frutos doces e enchiam a lancheira já vazia do ágape solitário do meio-dia.

sob o alpendre, o gato
enrosca-se num novelo -
espera a visita

e como tu, a memória tem desenhos de cada seixo que mudava de lugar no azul das brincadeiras e os procurávamos nos nossos rostos reflectidos no riacho e, já cansados, do trabalho doloroso, no suor da tarde, bebíamos as faces de cada um com água e pedras nas mãos.

brisa de outono -
na corrente do riacho
vão as folhas secas



envelhece a casa. rejuvenesce o sorriso e sobre as telhas verdes nasce uma figueira que se debruça sobre o varandim de tábuas carcomidas pelo tempo e pelo peso da admiração das tardes quando o sol, rebelde, acompanhava o olhar sobre a montanha iluminada.

a casa vazia -
rastejam as lagartixas
no silêncio da noite



são os meus passos. os meus passos quando dos pássaros as asas recolhiam, pousavam sobre os ombros, lúdicos, visitava a mobília em esconde- esconde, numa ligação perfeita com a família em observação.

as teias de aranha
cobrem um retrato velho -
cai água da goteira


tenho memória e nas coisas simples o gesto de cada um é sobre as pedras um sinal vivo da água do riacho que não é o mesmo, e, ainda assim, vejo o rosto cansado do meu pai a olhar o meu na água limpa e breve que corre para as plantas com a mesma sede.


josé félix

| |

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AddMe.com, Search Engine Optimization and Submission Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com






br>


referer referrer referers referrers http_referer