<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, março 10, 2006

O meu veneno


Ainda a cultura

Ontem, dia 9 de Março, foi a tomada de posse do novo Presidente de República. O Professor Cavaco Silva convidou muitas individualidades para estarem presentes naquela cerimónia. Claro que os convidados são o que são e ninguém deve contestar o desejo daquele que convida. Além disso, só vai quem quer. Há, evidentemente, outras personalidades que estão presentes, quer por inerência do cargo que ocupam quer por terem sido adversários políticos numa eleição.
O Dr. Mário Soares além de ter sido Presidente da República, Primeiro-ministro, e agora conselheiro de estado, e também porque foi adversário político nas eleições para o cargo de Presidente da República esteve presente na cerimónia. O mínimo que se lhe exige é que seja cortês, embora não seja educado. É uma questão cultural.
O Dr. Mário Soares não cumprimentou o agora Presidente da República, Professor Cavaco Silva, quando deveria tê-lo feito.
O Dr. Mário Soares, até aqui, era considerado o Pai da Pátria, um dos fundadores da democracia portuguesa, e, como democrata que se pensa que é, o cumprimento a um adversário político não lhe ficaria mal. Sucede que não o fez. Assim, do topo do conceito de bom que o povo tinha dele, desceu para o ínfimo do conceito de mau que o povo tem dele agora. Em linguagem popular só demonstrou que teve «mau perder» e ficou com «dor de cotovelo».
Os adversários cumprimentam-se sempre. Por vezes, até os inimigos o fazem para conseguir a paz ou depois dela conseguida.
O Dr. Mário Soares só demonstrou que não é um adversário, nem é um inimigo. É um biltre relegado para a franja dos sacanas.
É por isso que eu não voto. É por isso, e, se calhar para isso, que muitos votam. É uma pena!

quase corpo


para que servem os ossos de meu pai
se não os distingo dos outros no caminho
perdido nos caminhos da imigração das árvores?
a cinza é igual à cinza.
no pó do fogo que alimenta a escrita
só o eco das palavras desenhadas na sombra
traz a expressão do rosto, sempre a mesma,
numa explosão corpórea que invade a dor.

josé félix



| |

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AddMe.com, Search Engine Optimization and Submission Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com






br>


referer referrer referers referrers http_referer