<$BlogRSDUrl$>

sábado, maio 27, 2006

O meu veneno

Poder popular

O governo de Portugal vai criar uma lei para que os professores sejam avaliados pelos pais dos alunos, portanto dos discentes. Há os docentes que são aqueles que têm capacidade para avaliar os discentes segundo os conhecimentos e saber adquiridos ao longo de um determinado tempo.
Não é a avaliação dos professores que está em causa. É, quanto a mim, uma questão de princípio, senão vejamos: um professor ganha capacidade para dar aulas depois de uma pós graduação, chamada de «profissionalização», e que se designava de «pedagógicas» anteriormente, com a duração de dois anos e um estágio devidamente avalidos. Essa profissionalização dá-lhe capacidade para dar aulas aos diversos ciclos de estudo dos discentes.
Agora, pergunto eu: porquê avaliar os professores se eles é que têrm a capacidade de avaliar os alunos? Porquê os pais ou comissões de pais avaliarem os professores, sabendo que a maioria deles só aparece no 3º período se os filhos estiverem em risco de reprovar?
É claro que há pais que são professores, uma minoria, advogados, engenheiros, médicos, polícias, militares, pedreiros, trolhas, cantores, strippers, artistas de filmes pornográficos, atletas, políticos e governantes, mas estarão eles capacitados para avaliar os professores dos seus filhos?
Há aqui uma falha de entendimento de quem quer fazer esta lei. Primeiro será necessário dar uma profissionalização aos pais com o saber e conhecimentos adequados para avaliarem os professores.
Há evidentemente outras formas de os professores serem avaliados e, parece-me, essas formas já existem: a formação contínua de professores.
Já, agora, quem avalia os médicos? Os doentes? Quem avalia a polícia? Os ladrões? Quem avalia os engenheiros? Os pedreiros? Quem avalia os empresários? Os empregados? Quem avalia os juízes? Os culpados de crimes?
Haja paciência!

1.
a manhã submerge
no litígio íntimo
do exílio

josé félix in lúdicas

| |

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AddMe.com, Search Engine Optimization and Submission Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com






br>


referer referrer referers referrers http_referer