<$BlogRSDUrl$>

sábado, junho 10, 2006

O meu veneno

A falsa auto-estima

Começou o campeonato do mundo de futebol . Milhares de adeptos convergiram para a Alemanha para o apoio das selecções dos seus países. O futebol movimenta milhares de pessoas dentro e fora dos recintos desportivos pelas melhores e piores razões. É um desporto onde entram sempre duas partes, e logo há uma luta pelo ganho o que pressupõe a arte de levar de vencida o outro contendedor. Há um despique saudável para ver quem vence o lado contrário.
Uma selecção de futebol é uma reunião de jogadores cujo seleccionador pensa serem os melhores numa teia de clubes. Uma selecção de futebol é um conjunto de onze jogadores, em campo, que joga contra outros onze jogadores, em campo, de outra selecção de futebol. Quando a selecção de Portugal joga com ( note-se que eu digo com) a selecção de Angola, não é Portugal que está a jogar com Angola, muito menos é Angola que está a jogar contra Portugal; são onze jogadores de Angola que estão a jogar com Portugal, . São onze jogadores portugueses que jogam com onze jogadores de Angola. (1)
A auto-estima tem que ver com o desenvolvimento do país; não tem que ver com jogos de futebol. O futebol é um desporto saudável como outro qualquer que deve ser tomado, também, como uma forma lúdica, apesar, claro está, de ser uma actividade desportiva amadora e profissional, sendo que esta última envolve valores excepcionais levando ao branqueamento de dinheiro e à corrupção. Leia-se o livro sobre o assunto de José Luís Arnault, assunto investigado a pedido da União Europeia.
Que vença a selecção que ptraticar o melhor futebol, com lisura e respeito pelo outro.

o teu olhar
tem a fragilidade da água.
o único gesto
diz-me as coisas possíveis
a iluminação das folhas
a ligação das árvores no voo
de um pássaro.

josé félix
(1) Jorge Luís Borges

| |

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AddMe.com, Search Engine Optimization and Submission Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com






br>


referer referrer referers referrers http_referer