<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, junho 29, 2006

O meu veneno

Frases feitas, citações e mais citações

O patriotismo é o sentido de amor e devoção à Pátria. O patriotismo não se desprende da família, recorda os vivos e os mortos, a terra natal, é olhar com devoção para o passado e para as origens da Pátria.
Isto quer dizer que se deve inculcar nas crianças e nos jovens este gosto pela Pátria através do conhecimento da História dos antepassados; quem foram, de onde vieram, porque estão aqui.
O sistema educativo falha em todas as premissas que levam à devoção pela Pátria, retirando dos programas os assuntos mais visíveis para que a juventude tenha gosto pela Pátria: redução do estudo do nosso maior representante que até tem um dia dedicado, Luís de Camões, Gil Vicente e outros. Só se estudam pequenos trechos dos autores portugueses nas escolas, e o sistema de política educativa incentiva à preguiça, à relutância pela leitura, mesmo que seja por puro ócio.
Os senhores jornalistas tanbém fazem parte desta desagregação social no que à devoção pela Pátria diz respeito. Publicam em capas de jornais e revistas frases como a "raça lusa", a "alma lusa", "vamos a eles", "duelo de gigantes", esquecendo-se que são só 11 actores de futebol que jogam com outros 11 actores de futebol. Este deve ser praticado solidariamente e não adversária mente. O futebol não deve ser um meio para engrandecer a Pátria. Os patriotas são os que, solidariamente, porque se é parte da humanidade, engrandecem o futebol. O contrário é uma perversão que leva ao hooliganismo, à violência e ao ódio pelo outro.

sonhar minhas asas, fazer-me pássaro
valéria d. dos santos


fazer-me pássaro


na sombra das asas concebo
o voo.

transporto um halo solar
até à claridade do rosto
e nos teus lábios de flor
bebo a permanência do pólen

pássaro faço-me
no teu corpo caminhos de fauno
na alvorada do desejo.


| |

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AddMe.com, Search Engine Optimization and Submission Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com






br>


referer referrer referers referrers http_referer