<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, julho 05, 2006

O meu veneno

Não! Não vou escrever sobre futebol mas vou ater-me em algumas reflexões adjacentes ao fenómeno desportivo, principalmente ao futebol.
O Sr. Luís Felipe Scolari deve ter lido dois autores: Jorge Luís Borges e Sun Tzu. O primeiro, pela afirmação de que uma partida de futebol é só um jogo entre 22 jogadores, nada mais. O segundo, porque escreveu, no século VI antes de Cristo, "A Arte da Guerra". O Sr. Scolari deve ter lido e bebido o diálogo entre Ho Lu e Sun Tzu, segundo a biografia de SSu Ma Ch'ien. Ele aplica as técnicas de Sun Tzu, no campo, e para os mass maedia o conceito de Borges. E, ainda bem que é assim pois não restam dúvidas e não se acicatam pequenos ódios, de circunstância, que podem destilar para actos graves de falta de respeito para com o outro. Não entendeu a imprensa inglesa e não entende a imprensa francesa, que preferiram utilizar a técnica dos imperadores romanos antes do combate mortal dos gladiadores no circo romano.
Eu prefiro, sinceramente, sossegar sobre a teoria de Desmond Morris que tão bem descreveu os jogadores e o espectadores nos jogos de futebol. É outro jogo de gestos, de sinais, de comportamento.
Nunca, como hoje, se apelou para o nacionalismo guerreiro nos jogos de futebol: bacoco, desprezível. Isso é mau. Muito mau.

repara como se abre a flor do campo
toca-lhe, fala. ela te dará um sorriso.

josé félix in fácil é o movimento das folhas

| |

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AddMe.com, Search Engine Optimization and Submission Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com






br>


referer referrer referers referrers http_referer