<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, agosto 18, 2006

O meu veneno

A guerra no Médio Oriente - Intervalo

O número escasso de soldados franceses para integrar a força de interposição de paz no Líbano diz bem da hipocrisia do governo francês em relação ao problema do Médio Oriente. A França discute a questão do Médio Oriente com o peso de seis milhões de muçulmanos que vivem nas cidades francesas. Daí resulta uma política de hipocrisia que só vai conter por mais algum tempo o reatar do conflito entre Israel e os extremistas fundamentalistas árabes.
A França, apesar disso, quer liderar a força da ONU. E se houver um país que queira colocar lá mais de 200 soldados? Sei que a quantidade numérica não é condição imprescindível para chefiar uma missão da ONU. Às vezes é.
A Alemanha diz que não envia soldados de combate para o Líbano, a Inglaterra diz que está atolada até ao pescoço no Afeganistão. Os Estados Unidos têm um testa-de-ferro, Israel, para resolver os problemas regionais, até ver.
A Europa continua sem rumo e a fazer uma política internacional metendo a cabeça na areia como a avestruz.
No dia 10 de Agosto as tropas israelitas que avançaram para norte, ao chegarem à cidade de Marjeyoun tiveram os soldados libaneses a recebê-los com chá. Foram recebidos pelo General Adnan Daoud. Esta cidade, cujos habitantes são, na sua maioria, cristãos quis afirmar que a guerra não era contra os libaneses, mas sim com as milícias do Hezbollah. O Hezbollah diz que foi um acto de traição.
Lembro que na 1ª Grande Guerra os soldados alemães e os soldados franceses chegaram a confraternizar no meio do tiroteio, dialogando entre as trincheiras.
Isto mostra o caldo político-religioso de um país que já foi considerado a Suíça do Médio Oriente.
Eu espero que a confraternização do chá continue.

Longe é o deserto

Longe
é o deserto, amor.

A memória atravessa o sol
e vejo-te
esplendorosa
entre os lírios.

Dás um ramo de abetos ao gamo

Ele brinca nas tuas mãos de gazela

Jacob Kruz

| |

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AddMe.com, Search Engine Optimization and Submission Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com






br>


referer referrer referers referrers http_referer