<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, outubro 05, 2006



Aos sessenta anos de idade e 40 de vida literária, o poeta amazonense Aníbal Beça dá aos leitores mais uma pérola literária, desta feita, "Folhas da Selva". O livro tem, ainda, outra particularidade: tem dentro dele outro livro, "Chá das Quatro" que é uma obra escrita a quatro mãos, de Aníbal Beça e José Félix.

Jorge Tuffic, poeta e membro da Academia Amazonense de Letras escreve numa das orelhas do livro que "Aníbal Beça, dedicado cultor do haicai, procura reunir precisamente, em forma de livro [agora com l maiúsculo), o que seria a visão e a concepção do poeta sobre esse tipo singular de composição ideográfica, antes de manejo coletivo, mas que sublinha a liberdade de cada um sob o paradigma de achar o melhor como um belo exercício que faz do homem uma árvore de palavras, gorjeios, teuidades, vazios, saltos repentinos, ecos e ressonâncias".

"Chá das Quatro" é um renga entre Aníbal Bça e José Félix, em homenagem ao poeta Wenceslau de Moraes, o primeiro poeta a cultivar o haicai em Portugal. Rosa Clement, poeta e haijin do Amazonas escereve:

- "Assim é a renga, uma forma de poesia japonesa praticada por seu grande mestre Bashô, e que, desde o século XVII realça a arte da transição ao encadear, respectivamente, estrofes sazonais de três e dois versos escritos por dois ou mais autores. Como as rengas eram muito longas, pois muitas continham mais de 100 estrofes, Bashô decidiu reduzir esse número para 36 apenas, em homenagem aos 36 poetas imortais japoneses da época, e passou a chamá-las de Kazen, ou seja, a poesia dos sábios." E, mais adiante, conclui que "é com este espírito de desafio do novo que os autores abrem as cortinas para essa forma de peosia salpicando um pouco do Oriente nos seus leitores lusófonos."

No cair da folha
parte a última andorinha -
o sol perde o brilho.

JF

à toa, à toa, uma lua
cresce ao fundo da campina

AB

.-.-

No parque as crianças
imaginam-se fumando -
hálito na névoa.

AB

Escondem-se as orelhas
nos colarinhos de lã.

JF

.-.-

De repente folhas
caminham em fila na trilha -
formigas tucandeiras.

Aníbal Beça


| |

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AddMe.com, Search Engine Optimization and Submission Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com






br>


referer referrer referers referrers http_referer