<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, março 21, 2007

O meu veneno

Ditos populares, a mediocridade e a incompetência.

Há três ditos populares que caracterizam o povo português: gato escaldado da água fria tem medo, depois da casa roubada, trancas na porta e de boas intenções está o inferno cheio. Estes três ditos populares estão intimamente ligados à mediocridade e à incompetência. É vê-las, por aí, de braço dado, em tudo quanto é obra pública, na educação, na saúde, na preservação do ambiente, na manutenção da orla costeira.
Um caso paradigmático é a preservação dunar na Costa de Caparica, onde as marés vivas todos os anos têm feito estragos enormes sem que o poder instituido tenha movido uma palha para suster, ou minimizar, o avanço do mar; nem agora, que a força da água destruiu parte do pontão de areia e alagou os parques de campismo de Lisboa, Inatel e GNR, aparece alguém com competência, e competente, para mover meios de resolução do problema.
O Governo demite-se não aparecendo no local através do ministro da tutela. Não aparecendo, o problema não existe. Isto passa-se em todos os sectores da vida pública e o povo não acredita.
Por isso é que num concurso de personalidades portuguesas, feito através de televoto, de eficácia duvidosa, para saber quem é o melhor português de sempre, o Professor Doutor António de Oliveira Salazar, ditador que governou Portugal durante mais de quarenta anos, está em risco de vencer aquele concurso, à frente do fundador da Pátria e de outro, não menos ditador que o primeiro, o Sr. Álvaro Cunhal.
Aqueles ditos populares ajustam-se plenamente à mediocridade e à incompetência que assola este povo que passa a vida a brincar aos países no jardim à beira-mar plantado.
Um àparte: há cada vez mais alunos a quererem aprender a língua castelhana.


o teu oráculo


inclinas sobre as perguntas
a voracidade do tempo.
o teu olhar é o enredo de penélope
que sublinha sob as ondas
na guia do olhar garço de atena
o caminho de ulisses.

deixa falar tirésias e os deuses
e segue o teu oráculo
preso nos lábios.

josé félix

| |

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AddMe.com, Search Engine Optimization and Submission Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com






br>


referer referrer referers referrers http_referer