<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, março 26, 2007

O meu veneno

O maior português de sempre

António de Oliveira Salazar foi eleito o maior português de sempre. Governou Portugal com mão-de-ferro controlando a vida de todos os cidadãos através de uma polícia política criada para defender o regime que colocou na sombra, quer com a prisão longa de muitos intelectuais, quer com a exclusão pelo exílio.
Num país de burros e de sacanas, como o disse Jorge de Sena, não foi de admirar este resultado que todos previam e os Gato Fedorento tão bem glosaram no próprio dia da votação. Esta, de base científica duvidosa, como muitos dos estudos feitos em cima do joelho, teve os seus detractores e os seus defensores: todos intelectuais, da direita à esquerda sociopolítica.
Em minha opinião este resultado tem o valor que tem, e pronto. Uma coisa é certa. Não se pode, nem deve, destruir algo que faça parte da memória colectiva de um povo, ou uma personalidade que faça parte da história desse povo, para o bem ou para o mal. O que interessa são os factos. Os factos estudam-se, pesquisam-se nas bibliotecas, e na cedência de manuscritos pelas instituições que os têm guardados e que, até agora, não foram abertos ao estudo dos pesquisadores, não se sabe muito bem porquê, com o beneplácito até do Partido Comunista Português. Sabe-se que muitos agentes da polícia política do regime de Salazar e Caetano se distribuíram pelos diversos partidos que se constituíram após o 25 de Abril de 1974. É sempre assim; foi sempre assim; será sempre assim.
Envergonhada, a RTP nem sequer colocou o resultado em tempo real no sítio da Internet, nem está lá agora, muitas horas depois de ter terminado o veredicto.


vita brevis

caem do telhado
em desenhos de água
as palavras que
se furtam ao sol

num lamento débil
soltam do salgueiro
finas transparências
as eternidades

que se vão partindo
espelhos narcisos
numa fixação
que é tão luminosa

quanto é a brevidade.

josé félix

| |

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AddMe.com, Search Engine Optimization and Submission Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com






br>


referer referrer referers referrers http_referer