<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, maio 21, 2007

o meu veneno





a crítica literária como masturbação mental

a crítica literária faz-se sobre determinado tema e tem a finalidade de informar o leitor sob uma perspectiva descritiva e, também, de avaliação. não se pode ─ não se deve ─, apresentar uma crítica literária puramente subjectiva, mas apresentar aspectos objectivos que dêem consistência e sustentem a avaliação.
temos visto nos jornais alguns críticos que dão notas com bonequinhos, estrelinhas, pontos a uma obra criticada. ora, nós sabemos que muitas dessas críticas são feitas por críticos cooptados para obter avaliações positivas o que mexe com a ética por parte dos profissionais.

a maioria dos críticos não sustenta as afirmações, quer as avaliações sejam positivas quer sejam negativas. a maioria tem um desconhecimento total dos temas que vão ter a intervenção crítica e masturbam-se mentalmente, utilizando uma série de palavras ininteligíveis e fora de contexto constrangendo principalmente jovens autores, e autores menos avisados.
lembro-me, quando publiquei o meu livro "Geografia da Árvore(a reinvenção da memória)", da apresentação feita por joão david pinto correia, da faculdade de letras de lisboa, e do conselho que me deu no fim da palestra: - "a partir de agora, meu amigo, a única coisa que você tem que fazer é não ligar àquilo que os críticos dizem". claro que eu tomei esta afirmação como um aviso e não como um conselho para levar de uma forma fundamentalista. tenho em atenção o que os críticos dizem acerca dos meus textos, retirando os gomos da laranja que pode apresentar fracturas de podridão, sabendo quão expositivos são muitos dos críticos que proliferam por aí alardeando falsa sabedoria mas com um umbigo doente de tanto ser coçado.

nas listas de discussão, os novos cafés marrare, martinho, brasileira do mundo virtual, também aparecem, de vez em quando, algumas hidras que estendem as suas cabeças cuspindo pus a torto e a direito, não sabendo sequer que há regras para a crítica literária de um texto, seja ele prosa, seja ele poesia.
eu, sinceramente, já não tenho pachorra para lidar com falsos cavaleiros galantes que não fazem mais do que tentar estropiar o texto do autor com palavras vãs e sem qualquer tipo de pedagogia.

a crítica literária tem que ser argumentativa e sustentada convenientemente, segundo os temas tratados.


















van gogh talvez soubesse quanta luz
ensombra a agonia do silêncio
quando, inadvertidamente, viu
um campo extensivo de girassóis.
à tarde, no crepúsculo do absinto
uma após outra colhe o viço solar
colocando no vaso apodrecido
a luminosidade de cada flor
dando-lhes tempo para se curvarem
perante a dor que da melancolia
absorve as pinceladas de loucura;
é solidão que ali se multiplica
em cada pétala, em cada corola.
um gesto agónico conduz a sombra
aquém da mão que desenha mil sóis.

josé félix

| |

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AddMe.com, Search Engine Optimization and Submission Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com






br>


referer referrer referers referrers http_referer