<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, novembro 30, 2007

O meu veneno

Uma questão de geografia política

A geografia que eu estudei há mais de 4 decénios situa Portugal no estremo Oeste da Europa. Eu acreditei no que o livro ensinou e naquilo que a minha professora primária (era assim que se denominava uma professora que dava aulas aos primeiros 4 anos de ensino) me disse até à exaustão nas aulas da 4ª classe. O país estava perfeitamente integrado na Europa, mesmo com um atraso de desenvolvimento de 50 anos, e com uma ditadura que já durava 20 anos.
Ora, o que eu vejo nas televisões do país, desde a televisão pública às televisões privadas, é que todos os intervenientes, jornalistas, políticos e governantes tratam o extremo ocidente europeu como um território desligado da Europa velha, gasta e sem rumo. Os meteorologistas dizem «Portugal e a Europa», os políticos dizem «Portugal e a Europa», o Governos diz «Portugal e a Europa» e o próprio Presidente da República diz que devemos aproximar-nos da Europa em termos de desenvolvimento económico. Para além disso os governantes actuam como os governantes do terceiro mundo, controlando os sindicatos, os funcionários públicos, obrigando doentes acamados a ir trabalhar e, como se isto não bastasse praticam com laivos de desinteligência a subserviência do crude, da política com as ex colónias, a subserviência da língua.
Ora, eu devo estar enganado quanto à situação geográfica de Portugal conforme me ensinaram em criança.
Portugal está geograficamente e politicamente situado na América do Sul e deve fazer fronteira com a Venezuela, com a Colômbia ou então um pouco mais abaixo, entre o Peru e a Bolívia.

se vieres por aqui, por onde o poema
escreve o caminho da palavra comunicável
vem com uma dália vermelha nos lábios
e faz do silêncio o gesto das mãos
um oráculo da fala perceptível
na abóbada do espaço imaginário
e se quiseres fica o tempo da manhã
clara quando os de dos
tocam a humidade das plantas.
verás, é uma escrita simples, esta.

josé félix in à sombra da amendoeira

| |

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AddMe.com, Search Engine Optimization and Submission Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com






br>


referer referrer referers referrers http_referer