<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, julho 18, 2008

O meu veneno


vagabundagem (folheando os dias)

um tributo ao poeta chinês so século VII Han-Shan[1]



1.

desenho silêncios
nas folhas em combustão.

os braços são como os ramos do carvalho
presos no vento

como posso regressar à terra
com outra escritura?

a água da chuva limpa-me
a língua na ira das palavras

2.

leio-te nas folhas secas
e percebo a longevidade das pedras.

a fala é um rio que sussurra
nas cachoeiras, e nas fragas
se deixa cair na púbis
enfeitada com jacintos.

o olhar é a diferença repetida.

3.

envelheço como a árvore que me dá a sombra.

apesar de tudo o meu olhar é jovem
e tremo quando toco nas flores de laranjeira.

vens sempre de tarde
quando o sol ruboriza as faces.

4.

as cigarras cantam
nos pinheiros bravos.

as pinhas estalam com o calor do verão.

dou conta da visita dos amigos
que trazem vinho e conversa
entre fatias de queijo serrano.

o cheiro forte da caruma dos pinheiros.

5.

um velho distribui miolo de pão
pelos pardais.

as crianças comem amoras silvestres.

a vida é simples: um passo depois do outro.

6.

caem as primeiras chuvas de outono.
os pardais recolhem-se nas copas das árvores.

com o peso do pó
piso o pó do caminho.

as marcas dos passos
vão com o vento entre a folhagem.

7.

vou caminhando com serenidade.

eu sei que este caminho
me conduz

ao mar tranquilo.

as folhas do salgueiro
caem como flocos de neve.

8.

dou-te o outono numa folha de papel

olha uma vez, outra vez e ainda outra vez

a realidade transforma-se
diante dos teus olhos
com o vento.

9.

o meu amigo mostrou-me
a iluminação da árvore

na próxima estação colho os frutos.

10.

caminhei muito
vi o sol e a lua em vários lugares
e não aquietei o meu coração.

levei comigo a casa
o som dos passos
a sombra dos habitantes.


josé félix in Di Versos Poesia e Tradução, nº 10, outono de 2006

[1] Han-Shan, poeta chinês que viveu provavelmente no século vii. O seu nome está associado ao budismo Chan (Zen em japonês), sendo-lhe atribuídos 311 poemas. Foi dado a conhecer no Ocidente através de poetas da Beat Gneration, nos anos 50

| |

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AddMe.com, Search Engine Optimization and Submission Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com






br>


referer referrer referers referrers http_referer